Como Economizar Água

Dicas simples para economizar água.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Casa, Dicas, Economia

Economizar o consumo de água em casa é importante para quem tem consciência ambiental e para quem quer economizar os gastos mensais. É, principalmente, um assunto muito importante para quem tem a consciência de que esses dois motivos são essenciais e que estão intimamente conectados. Um consumo exagerado de água em nosso país pode nos deixar em risco de perder uma das maiores dádivas que temos: A água e toda a riqueza que traz para nós. E, como aumenta a escassez de água no mundo, esse recurso que temos por garantido, está ficando cada vez mais caro.

águaDicas Para Economizar Água

Você e sua família irão diminuir bastante a conta de água de sua casa seguindo algumas dicas básicas:

  1. Feche a torneira e o chuveiro! Muitos de nós deixamos a torneira ligada incessantemente quando vamos escovar os dentes, lavar louça, lavar roupas ou tomar banho, quando na verdade a água não é necessária em cem por cento do processo. Ao escovar os dentes, feche a torneira enquanto os escova, abrindo-a de novo só na hora de enxaguar.
  2. O mesmo com a louça, desligue a torneira quando for ensaboar a louça; a água não precisa ficar jorrando o tempo todo.
  3. Deixe acumular a roupa pra lavar. Use a máquina de lavar na capacidade máxima, de preferência apenas uma vez por semana. A máquina de lavar consome muita água quer esteja na capacidade mínima ou na máxima. Por isso, é melhor usa-la com menos frequência.
  4. Esteja atento a vazamentos e válvulas desreguladas. Uma válvula de descarga desregulada ou um vazamento pode significar uma conta de água altíssima, mesmo que você economize o máximo que puder.
  5. Verifique se existe vazamentos internos e conserte-os. Entre em contato com sua companhia de água caso verifique vazamentos externos, pois estes podem prejudicar sua conta também, além de ser um grande desperdício de água para o país.

Uma outra dica valiosíssima é abolir a mangueira o máximo que puder. Use regadores para aguar as plantas e baldes de água para lavar carros e calçadas. A mangueira gasta muita água, que fica jorrando com grande intensidade. Usando o balde de água para lavar carros, calçadas e áreas externas, e o regador para regar plantas, você usa o tanto exato de água que precisar.

Comente!




*Campos obrigatórios