Como Desinstalar Barras de Ferramenta do Navegador

Aprenda como fazer a exclusão de extensões do seu navegador.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Internet, Tecnologia

Vai passando o tempo e o seu navegador já acumulou umas três ou mais barras de ferramentas? Elas ficam incomodando e poluindo seu navegador, deixando a tela menor e, pior ainda, bagunçando suas configurações de busca na internet. Essas barrinhas de ferramentas, sejam elas do Google ou da Ask ou de qualquer outro software e companhia, muitas vezes aparecem no seu navegador sem você sequer perceber.

Como Desinstalar Barras De Ferramenta Do Navegador

Infelizmente, para pagarem seus progressos e pesquisas com dinheiro de propaganda, ou simplesmente para controlar melhor o seu navegador e ter certeza que você vai usar apenas os serviços deles, alguns softwares que baixamos e instalamos vêm com essas barras de ferramentas de “brinde”. Na pressa para instalar os programas, aceitamos tudo que vem com ele e, quando vemos, temos algumas surpresas.

Essas barras de ferramentas são, na grande maioria das vezes, extensões que são instaladas no seu navegador sem você perceber. Felizmente, desinstalá-las não é algo tão difícil.

Desinstalando as Extensões

Como são extensões, essas barras de ferramentas não estão instaladas no sistema operacional do seu computador, por exemplo o Windows, mas direto no seu navegador. Elas são como aplicativos dos navegadores. Para desinstalá-las você deve achar onde fica o menu de extensões no seu navegador.

  • No Google Chrome, você deve ir no menu do navegador, um ícone com três barrinhas horizontais, uma em cima da outra, no canto superior direito do Chrome. O décimo segundo item desse menu é o submenu Ferramentas. Clique nele e outro pequeno menu irá se abrir e você logo verá, em segundo lugar, o item Extensões. Clicando em Extensões você abre uma lista com todas as extensões que você tem no seu navegador (aposto que você não sabia que eram tantas). Clique no quadradinho antes das palavras “Modo do Desenvolvedor” para ver todas as alternativas que você tem. Ache as barras de ferramentas e clique no ícone da lixeira para apaga-las.
  • No iExplorer, você deve ir no gerenciador de complementos que fica no submenu Gerenciar Complementos, do menu Ferramentas. Uma vez no gerenciador, selecione a opção “barras de ferramentas e extensões” para ver a lista de barras de ferramentas e extensões instaladas. Escolha as que você quer excluir e clique em “desabilitar” em cada uma delas.
  • No Firefox você precisa ir no menu Ferramentas e depois, no submenu Complementos. Nesse submenu haverá uma aba chamada Extensões onde você irá achar todas as extensões instaladas, com uma opção de desinstalação do lado. Clique em “desinstalar” e pronto.

Painel de Controle

Algumas barras de ferramentas, porém, são um pouco mais chatas e aparecem como programas instalados no seu sistema operacional, no Windows em si. Nesse caso, você deve desinstalá-la no Painel de Controle do Windows. Vá no menu Iniciar do Windows e escolhe o Painel de Controles (caso você tenha Windows 8, é só levar o cursor para a lateral direita da tela e escolher Configurações, o menu Painel de Controle estará lá).

Nesse painel, escolha Desinstalar Programas; uma lista de todos os programas aparecerá para você. Procure a barra de ferramenta e clique duas vezes nela para desinstalar. Cuidado para não desinstalar o programa errado.



Comente!




*Campos obrigatórios