Como Controlar o Desejo por Doces

Controle seu desejo por comer doces e tenha uma vida mais saudável.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Bem Estar, Saúde

A compulsão por doces, o desejo intenso de comer algo doce e hipercalórico, é um dos maiores obstáculos que muitas mulheres enfrentam na hora de perder peso. O que faz esse desejo por doce ainda mais difícil de resistir, é que muitas pessoas o encaram de uma forma errada, achando que resisti-los é só uma questão de força de vontade, que eles devem somente resistir aos doces e, quando não o fazem, desanimam com a dieta por inteiro.

Doces, massas e gordura contém algumas substâncias que trazem sensações de prazer, energia, bem-estar. Essas substâncias aumentam a produção de neurotransmissores responsáveis por essas sensações, como a serotonina e a dopamina. Seu organismo, também, é programado para estocar energia, pois essa energia estocada pode salvar sua vida em situações de grande estresse e falta de comida. Ele não é programado para perder gordura, por isso, nós gostamos mais e nos sentimos mais atraídos a esses alimentos.

Por isso, precisamos de técnicas para burlar esse desejo e outras alternativas que trazem satisfação ao nosso organismo e produzem endorfinas e serotonina, e não ficar se castigando por sentir esses desejos. Confira as dicas.

Dicas para Controlar a Compulsão por Doces

A primeira dica que damos é não cortar os doces. Impedir esse prazer, fazer dele um tabu, apenas piora a situação. A melhor alternativa é consumir os doces com cuidado, moderação e escolher melhor os doces que comer. Prefira sobremesas com castanhas e frutas que são mais difíceis de digerir e deixam seu corpo saciado por mais tempo, além de também manter o teor de açúcar regulado por mais tempo. Quando o teor de açúcar baixa muito, o desejo forte irá voltar; os doces com muita açúcar refinada, gordura e carboidratos refinados fazem a taxa de açúcar subir e descer muito rápido, fazendo do seu desejo por açúcar insaciável. Os com castanhas e frutas liberam a glicose mais devagar e controlando mais o desejo.

compulsão alimentar

Prefira também os doces feito em casa ou a versão light deles. Doces feitos com margarina ao invés de manteiga, chocolate com menos açúcar, menos farinha, menos gordura, ainda são gostosos e a caloria reduz e muito. Gelatinas e iogurtes lights também são ótimos para quando bater a vontade do doce no fim da tarde. Eles são menos calóricos e possuem mais proteínas, que vão regular mais seu desejo.

Hora Certa de Comer

Prefira comer doces após as grandes refeições como o almoço e uma hora antes de fazer exercícios. As fibras consumidas no almoço irão impedir parte da absorção de açúcar e fazer da digestão do doce mais “light”; o exercício irá usar as calorias do doce.

Outras ótimas dicas são: Mantenha os doces longe. Nunca estoque sua casa com doces, caso compre uma torta ou uma barra de chocolate congele-os depois de comer um pedaço. Deixe o doce mais difícil, mais raro e longe do seu alcance. Sempre leve companhias e divida seu doce com alguém, você vai matar seu desejo sem ter que consumir todas as calorias daquele picolé. Cheirar chocolate e mascar chiclete pode ajudar a manter o desejo em cheque. O olfato faz parte do nosso paladar, então muitas vezes só o cheiro forte do chocolate ajuda a suavizar o desejo. Chicletes sem açúcar são doces e ajudam a manter a ansiedade em baixa.

Também faça mais exercícios. Exercícios produzem dopamina e serotonina, e diminuem a necessidade do seu organismo de buscar esses prazeres na comida.



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