Como Aliviar a Cólica Menstrual

Dicas de Como Aliviar a Cólica Menstrual.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Mulher

Toda mulher é diferente e sente seu ciclo menstrual de forma diferente. Algumas não sentem nada demais além de algum inchaço, outras sofrem de TPM, dores de cabeça, compulsão alimentar e outras sofrem de cólica. A cólica menstrual é um dos principais “efeitos colaterais” da menstruação. Ela não aparece em todas as mulheres, mas sua ausência é mais rara do que sua presença e faz dos dias da menstruação muito difícil de lidar, com dores constantes e algumas vezes, muito fortes.

ciclo menstrual

A cólica é uma dor provocada pelo aumento de uma substância chamada prostaglandinas que promovem contrações uterinas, por isso muitas vezes sentimos contrações fortes no ventre, além das dores. Elas são comumente presente nos dois primeiros dias da menstruação, ou em apenas um deles, mas, como falamos, isso varia muito de mulher para mulher. Apesar de casos mais graves, em que as mulheres desmaiam e passam muito mal por causa das cólicas, precisarem de tratamento médico com remédios mais potentes, a maioria das mulheres passam o dia com cólica sem tomar muitas providências, porque a dor é “suportável”, apesar de acabar com a qualidade do dia e com o humor.

Mas, há várias maneiras de aliviar a cólica e manter seu dia de trabalho ou de estudo sem nenhum prejuízo. Confira como:

Aliviando a Cólica

  • A primeira coisa que iremos sugerir é fazer de tudo para ter um dia mais calmo quando sua cólica vier. Muitas vezes, apenas ficar de barriga para baixo, descansando, pode aliviar em muito a cólica e fazer qualquer evento que venha depois um pouco mais suportável. Use bolsa de água quente no ventre, que irá relaxar a musculatura e amenizar as dores, e fique relaxada, pois a dor pode causar um ciclo de irritação, estresse e tensão que irão piorar as cólicas. Quanto mais relaxada você conseguir ficar, menos dor você vai sentir.
  • Fazer exercícios físicos também alivia a cólica. Você pode investir em caminhada, bicicleta, alongamento e ioga, dentre outros. Os exercícios liberam endorfinas, que são poderosos analgésicos naturais. As endorfinas trazem uma sensação de bem estar e amenizam as dores.
  • Alguns chás também são ótimos para aliviar a dor da cólica porque têm propriedades antiespamódicas, ou seja, eles inibem as contrações que causam as dores. A Angélica chinesa é uma das melhores ervas com essa propriedade, agoniada e canela são também bons chás para aliviar a dor.

Dieta Certa

Uma dieta especial para os dias de cólica também pode ajudar a aliviar a dor. Invista em alimentos com cálcio como laticínios e vegetais escuros; alimentos com magnésio como banana, soja, aveia, couve e abobrinha; gorduras insaturadas como salmão e castanha do Pará. Todos esses alimentos ajudam a relaxar os músculos e são anti-inflamatórios naturais. Por outro lado, os alimentos muito gordurosos, os embutidos e a cafeína (nada de café, chá preto e refrigerantes), pioram o estado das coisas.

Outra boa forma de alívio são massagens. Você pode marcar uma boa massagem para o final do dia e aliviar sua cólica, ou fazer uma automassagem. A massagem chinesa tem pontos perto da borda dos púbis que, quando massageadas, aliviam a dor da cólica.



Comente!




*Campos obrigatórios