Comidas Saudáveis

Saber se alimentar ajuda a manter a saúde em dia.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Bem Estar, Culinária

Todos os dias, seja na TV ou na internet aparecem notícias ou recomendações de que uma alimentação saudável é fundamental para o organismo. Os alimentos saudáveis são aqueles que oferecem saúde ao corpo e prazer ao paladar. Antes dos alimentos serem produzidos em massa e passarem por processos de industrialização eram todos considerados saudáveis, pois não recebiam corantes e conservantes. Consumir em excesso produtos industrializados faz mal a saúde, e por isso a recomendação é voltar às raízes e consumir produtos naturais. As comidas saudáveis possuem um alto valor produtivo.
comida saudável

Principais Comidas Saudáveis

Apesar de falar em ter uma alimentação com comidas mais saudáveis há pessoas podem se sentir perdidas em saber que comidas são essas. Por isso pode-se começar pelo grupo de frutas, verduras e legumes, comidas saudáveis que oferecem vitaminas, minerais, e fibras. Devem ser consumidos em grandes quantidades por dia devido aos benefícios que fazem. Exemplos de frutas, verduras e legumes são: cenoura, beterraba, abobrinha, abóbora, pepino, agrião, cebola, acelga, couve, brócolis, aipo, maçã, banana, mamão, laranja, entre outros.

Cereais, tubérculos raízes também são um grupo de comidas saudáveis que oferecem riqueza em carboidratos dessa forma sendo grande fonte de energia para o corpo. São excelentes principalmente para quem pratica atividades físicas. Arroz, milho, trigo, cevada, centeio, aveia, massas, pães, bata, mandioca, cará inhame, são alguns dos alimentos saudáveis deste grupo.

Depois vem o grupo de leguminosas que são alimentos com grandes quantidades de ferro, fibras, proteínas vegetais, e apesar de saudáveis devem ser consumidos em quantidades moderadas. Exemplos desses alimentos são: lentilha, feijão, soja, ervilha, grão de bico.
Carnes de frango, carne vermelha e peixe, além de leite, iogurte e queijos entram no grupo de alimentos saudáveis de origem animal. Devem ser também consumidos em menor quantidade e oferecem ao corpo humano cálcio e proteínas que ajudam a manter a boa saúde, no crescimento e formação dos ossos, dentes, unhas, cabelo e pele.

Alimentos Não Saudáveis

Já na lista de alimentos que não são considerados saudáveis estão açucares como balas, doces, chocolates, refrigerante, sorvetes, bolachas recheadas, chicletes. Gorduras como óleos vegetais, frituras, manteiga, margarina, maionese, e alimentos de fast food. Alimentos industrializados que recebem excesso de sal como salgadinhos e molhos prontos também entram na lista de vilões e devem ser consumidos de forma esporádica. Infelizmente muitas pessoas consomem estas comidas diariamente.

Para mais dicas de alimentos saudáveis, assista ao vídeo abaixo:



Comente!




*Campos obrigatórios