Ciclo Menstrual Irregular

Entenda mais sobre o Ciclo Menstrual Irregular.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Bem Estar, Mulher

O ciclo menstrual é um dos ciclos mais complexos do corpo da mulher e funciona através de um sistema de hormônios que aumentam e diminuem provocando mudanças no sistema reprodutivo da mulher e em todo o seu corpo. Por funcionar por um mecanismo tão complexo e com o vai e vem dos hormônios, o ciclo menstrual nem sempre funciona como um relógio como muitos livros de ciência e saúde lhe fazem crer.

Vários tipos de condições externas e internas ao organismo podem influenciar o ciclo menstrual, fazendo-o irregular. Algumas vezes o ciclo irregular sinaliza algo grave, como cistos no ovário, outras vezes, apenas uma irregularidade nas taxas hormonais que podem ser causadas por alimentações ou remédios, e muitas vezes, o ciclo menstrual perde sua regularidade devido ao stress.

menstruação

Sinais e Causas de um Ciclo Menstrual Irregular

Antes de falar das possíveis causas do ciclo menstrual irregular e dos tratamentos envolvidos, é bom esclarecer o que é um ciclo menstrual irregular. Exatamente por ser tão complexo, o ciclo menstrual varia muito de mulher para mulher e apesar de ser instituído que o ciclo menstrual dura vinte e oito dias, ter um ciclo de vinte e cinco ou trinta e dois dias, por exemplo, não é sinal de irregularidade. Além da duração do ciclo, leva-se em conta os dias da menstruação e a intensidade do fluxo sanguíneo.

É considerado um ciclo menstrual irregular quando a menstruação dura mais de oito dias, o intervalo entre o sangramento é superior a trinta e cinco dias e menor do que vinte e cinco dias, a perda de sangue é muito alta (isso quer dizer usar três absorventes por dia porque eles estão completamente cheios de sangue) e grandes variações de mês a mês, por exemplo ter um sangramento intenso em um mês e no outro não, ter meses que a menstruação dura três dias e outro oito, etc.

O que causa o ciclo irregular são alterações hormonais que, por sua vez, podem ser causadas por: Obesidade, hiper ou hipotireoidismo, ovários policísticos, tumores benignos ou malignos no útero, endometriose no útero, pólipos no útero (pequenos tumores no endométrio), distúrbios emocionais, stress, o uso do DIU, dietas rígidas, desnutrição e atividade física em excesso (favorece o aumento de um hormônio que prepara para a amamentação e interfere no ciclo).

 

O ciclo irregular é normal na puberdade, ou seja, nos primeiros ciclos, depois do parto e da amamentação. Além disso, acontece muito em casos de stress. Existem muitas mulheres que ficam com medo de estarem grávidas e se estressam com isso, consequentemente o ciclo fica irregular causando atrasos, que as deixam mais tensas até que a menstruação finalmente aparece. O fluxo pode aumentar e diminuir quando há grandes alterações de clima e de fuso horário, como por exemplo em viagens longas, porque isso mexe com todo o ciclo do organismo.

Tratamentos

A menstruação irregular só tem um tratamento clássico, a pílula anticoncepcional, para quem não quer engravidar. Em outros casos o tratamento é combater as causas. Para casos de stress, exercícios físicos também ajudam, se feitos com moderação, porque liberam endorfinas, o que reduz o stress. Caso sua menstruação continuar irregular por mais de dois ciclos ou se estiver sofrendo de cólicas intensas, é melhor procurar um médico.



Comente!




*Campos obrigatórios