Chromecast, o Pendrive que Transforma Tv em Smartv

saiba como funciona o Chromecast

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Informática, Tecnologia

A Google lançou esse ano um pequeno aparelho, vendido a trinta e cinco dólares nos Estados Unidos, que está revolucionando a experiência na TV de muitas pessoas. É um aparelho que parece um pendrive que, quando conectado à sua TV pela porta HDMI da mesma, transmite conteúdo diretamente de PCs, notebooks e dispositivos móveis.

Esse dispositivo recebe áudio e vídeo através da rede sem fio e é extremamente prático. Alguns aplicativos que são compatíveis com o chromecast passam a apresentar um botão escrito Cast, ou “transmitir”, se você tiver um chromecast funcionando na sua casa. Assim, é só clicar nesse botão que o conteúdo desses aplicativos e sites irão direto para a TV. Alguns dos aplicativos compatíveis são o YouTube, o Netflix e o navegador Google Chrome.

O dispositivo transmite conteúdos de iPhones, Ipads, PCs com sistema operacional Windows, Mac, e dispositivos com o sistema operacional Android.

Dispositivo Inteligente

Esse tipo de dispositivo não é uma total novidade, mas está fazendo sucesso devido à sua compatibilidade com os principais aparelhos usados no mundo inteiro e devido a algumas características singulares que fazem dele um dispositivo mais inteligente que os outros.

O chromecast roda um sistema próprio, o Chrome OS, que faz com que a transmissão de um PC seja feita pelo navegador Google Chrome, sem precisar que você baixe outros programas. Ele também transmite para a TV streamings de vários aplicativos sem que ele precise passar pelo dispositivo de onde se origina a transmissão. Por exemplo, se você está vendo um filme no Netflix usando o cast, o streaming vai direto para as nuvens e o chromecast passa para a sua TV, sem que seu celular, por exemplo, precise passar o filme. Isso faz com que a transmissão seja mais rápida e não sobrecarrega a bateria dos dispositivos móveis que estão originando a transmissão. Essa característica também deixa que outra pessoa use o computador, trabalhando em outro aplicativo, enquanto outras assistem ao filme na TV. Um não irá interferir no outro.

chromecast

Algumas Desvantagens

O Chromecast oficialmente só funciona mídia dos aplicativos e sites da Google ou de seus parceiros. Seria mídia que vem da loja Google Play, do Netflix e do Youtube. Assim, a Google deixa claro que pretende controlar a experiência dos usuários do dispositivo, prometendo mais parceiros. Além disso, atualizações recentes em seu software bloqueou conteúdos que poderiam estar na galeria do celular ou computados, no Dropbox e no Google Drive. Essa ação limitou muito programadores independentes e quem queria ter mais liberdade para transmitir qualquer conteúdo para a TV.

Outra desvantagem, no momento, é que o Chromecast ainda não chegou ao Brasil. Ele pode ser comprado na loja Google Play, mas ela não vende hardwares e produtos físicos ao Brasil. A Amazon e a Best Buy também vendem o dispositivo, a Amazon não vende direto no Brasil, em Reais e com cartões nacionais. Entretanto, você pode pedir na loja que eles enviam internacionalmente, contando que você esteja disposto a pagar o preço em dólar e o preço do frete. E, claro, esperar um pouco, porque os estoques estão esgotados.



Comente!




*Campos obrigatórios