Certidão Negativa de Débitos

A certidão negativa de débitos é um documento que atesta sua regularidade com a Receita Federal

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Documentos, Variedades

A Certidão Negativa de Débito ou CND é um documento legal que comprova a regularidade de um indivíduo com a Receita Federal e contribuições previdenciárias assim como uma empresa para comprovar sua regularidade com os tributos fiscais.

Você precisa tirar uma CND, porém não sabe o procedimento? Vamos ensinar passo a passo como você deve fazer para ter este documentos em mãos rapidamente.

contas a pagar

Para que Serve a CND?

Serve para as mais variadas situações. Geralmente, esse documento é pedido em casos de compra e venda de imóveis, carros ou qualquer outro tipo de bem material, em casos de financiamento desses mesmos bens, requerimento de herança, saída definitiva do país, entre outras opções.

A CND está totalmente ligada ao CPF ou CNPJ em caso de empresas e pode ser solicitada por qualquer órgão.

Como Tirar a Certidão Negativa de Débito?

O pedido de Certidão Negativa de Débito é feito através da Receita Federal apenas. Você tanto pode pedir online, como em postos de atendimento, sendo que no último caso, você terá que aguardar um prazo de liberação do documento, o que não acontece com solicitações feitas pela internet, que são imediatas.

Como Autenticar a Certidão Negativa de Débito?

Quando você pede a sua Certidão Negativa de Débito junto à Receita Federal, você receberá imediatamente o documento, porém ele serve apenas como comprovante não tendo valor legal. Em casos de certidões que precisem ser autenticadas, após gerar a sua CND na Receita, você terá que fazer o pedido na Secretaria da Fazenda do seu estado, ou com o número de inscrição ou com o seu CPF/CNPJ.

 Como Solicitar pela Internet

Basta acessar o site da Receita Federal  e na aba “Certidões e Situação Fiscal” você escolhe “Certidão Negativa de Débito”. Após ter acesso ao formulário, basta preenchê-lo e se não existir nenhuma pendência do seu CPF ou CNPJ, seu documento é liberado.

 

Quanto Tempo Demora para a obtenção da certidão?

Se o seu pedido for feito pelo site da Receita e não existir nenhuma pendência, o documento é liberado imediatamente. Caso seja feito em algum posto de atendimento o prazo da Receita é de até 10 dias úteis. Se o seu CPF/CNPJ tiver pendência e você for bloqueado de fazer pela internet, poderá solicitar apenas em postos de atendimento, porém após solicitar, você pode consultar o andamento do seu pedido pela internet normalmente.



1 comentário

  1. natalia suriano batista damacena

    trarferi conta por meu nome

Comente!




*Campos obrigatórios