Benefícios da Batata Doce

Conheça os benefícios desse produto para a saúde.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Bem Estar

Muitas pessoas não conhecem os benefícios que a batata doce oferece a saúde e, por conta disso, acabam não escolhendo para levar para casa quando estão na feira ou no supermercado. A batata doce é uma espécie de vegetal que pode ser encontrada com facilidade, além de custar barato e ser deliciosa, porém existem outras razões que podem fazer você nunca mais deixar de querer ter a mesma em suas refeições.

 

A batata doce é rica em diversos tipos de vitaminas (B6, C, D), além de conter ferro, potássio e outros minerais. Não bastasse isso, este vegetal tem, também, uma grande versatilidade que pode e deve ser usada por quem está fazendo uma dieta para emagrecimento.

batata yacon

Saúde

Saúde

O assunto a ser tratado é saúde, a batata doce possui uma grande diversidade de benefícios pelo fatos de ser rica em várias vitaminas e minerais, conforme abaixo:

 

– Vitamina B6: a vitamina B6 auxilia no metabolismo das proteínas e gorduras, na formação da hemoglobina e na degradação da homocisteína, substância que pode causar doenças cardiovasculares.

 

– Vitamina C: encontrada principalmente em alimentos cítricos como, por exemplo, a laranja e o limão, a batata doce possui uma grande quantidade de vitamina C. Entre os principais benefícios da vitamina C no organismo humano estão o combate aos resfriados e gripes, além de auxiliar na cicatrização de feridas, entre outros.

 

– Vitamina D: este tipo de vitamina é produzido por uma quantidade certa de luz solar e é importante para um bom funcionamento do sistema imunológico.

 

– Ferro: toda a dieta precisa de ferro, porém o mesmo é encontrado em pouca quantidade na grande maioria dos alimentos, sendo que pessoas com uma alimentação mais fraca em nutrientes precisa consumi-lo de outras formas. Porém, a batata doce é uma excelente fonte de ferro para o organismo, sendo que seu consumo três vezes por semana é suficiente para um ótimo funcionamento do sistema imunológico.

 

– Magnésio: dificilmente existe uma preocupação, em qualquer dieta, de incorporar o magnésio e de saber a quantidade diária necessária. Para não se preocupar com este mineral que é considerado um relaxante natural o consumo da batata doce, por si só, já possui o mínimo necessário.

 

– Potássio: um dos importantes eletrólitos, ajuda no equilíbrio osmótico das células, no equilíbrio ácido-base e na regulação da atividade neuromuscular desempenhando, dessa forma, um importante papel nas funções vitais.

 

– Açúcares Naturais: a batata doce é rica em açúcares naturais que ajudam o organismo a suprir sua necessidade de glicose (principal combustível do ser humano) e assim manter um pleno metabolismo, gerando energia de crescimento, regeneração, movimento, pensamento e manutenção.

 

– Carotenoides: os carotenoides são responsáveis pela cor da maioria das frutas e vegetais. No corpo humano eles se convertem em vitamina A atuando dessa forma como antioxidante e, consequentemente, reduzindo o risco do desenvolvimento de doenças degenerativas.

batata doce

Emagrecimento

Simplesmente falar em “emagrecimento” já assusta muitas pessoas, principalmente, as mulheres. Porém, e se falarmos que a batata doce pode é amplamente sugerida pelos nutricionistas para auxiliar neste processo?

Isso ocorre porque além da mesma possuir tanto benefícios como listamos acima, ela é um excelente ingredientes para se colocar em uma sopa emagrecedora. Por conta de sua versatilidade, a batata doce pode ser feita de variadas maneiras, como, por exemplo, assada, grelhada, purês e, até mesmo, em uma salada rica em folhas verdes.



Comente!




*Campos obrigatórios