Aulas Gratuitas para o Vestibular

Saiba tudo sobre Aulas Gratuitas Para o Vestibular.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Cursos, Educação

O vestibular e o ENEM são testes importante na vida dos jovens, testes que vão definir o futuro deles em relação a sua educação. A maioria dos jovens de hoje em dia passam todo o ensino médio se matando de estudar para o Enem e o vestibular, muitos entram em aulas particulares e muitos outros, caso não passem da primeira vez, acabam pagando caro por cursinhos e aulas de reforço até que passem no vestibular de sua escolha.

vestibulandos

Infelizmente, nem todo mundo tem o dinheiro para contratar professores particulares, aulas de reforço e outros materiais caros para poderem estudar para o vestibular. Muitos contam apenas com as aulas normais do ensino médio e ficam desesperançados porque precisam de algo mais. E aqueles que não passaram da primeira vez, estudam sozinhos, sem muitos recursos, para uma segunda chance.

Entretanto, a internet vem democratizando a educação no Brasil e no mundo, e muitas organizações estão aproveitando esse novo meio de comunicação, cada vez mais democrático e mais presente nas nossas vidas, para levar aulas que antes eram privilégio de poucos, para um número maior de pessoas. Muitas dessas organizações se focam em abrir aulas das universidades para o público, mas muitas outras também focam no ensino médio e no vestibular.

Confira:

Aula Livre

O site Aulalivre.net é um portal voltado ao ensino à distância que oferece cursos completos totalmente de graça, com o objetivo de fazer a educação mais acessível. Para os vestibulandos, o site oferece um curso de revisão. O portal ainda está em versão beta, mas o curso de revisão para o Enem já está acessível para quem estiver disposto a fazer um simples cadastro.

FGV

O portal FGV Ensino Médio Digital traz material para estudar para o Enem e conteúdo de todas as áreas do ensino médio. Para melhorar a situação, eles focam em ensinar o conteúdo com jogos, aulas e simulados, ou seja, tem um material bem pensado e interativo, além da videoaula. Para participar, é somente preciso um simples cadastro. Professores e escolas interessados no uso do material também podem ter acesso ao portal. Como a FGV é uma das melhores instituições de ensino do país, a garantia de qualidade já está no nome do portal.

Cursos Abertos da Universidade

Essa opção pode exigir do aluno uma filtragem, pois a maioria dos cursos são voltados ao nível superior, que quem presta o vestibular ainda está tentando atingir. Porém, alguns cursos básicos são revisões de tudo o que aprendemos no ensino médio e podem ajudar o vestibulando que quer se dar bem no vestibular. Essa opção é muito recomendada para quem quer entrar nessas universidades.

Embora a tendência mundial é de todas as universidades começarem a oferecer cursos abertos, aqui no Brasil as pioneiras da tendência são as universidades de São Paulo (outras universidades, como a UnB, estão agilizando a criação de seus portais). A USP tem o e-Aulas USP, a Unicamp, o e-Unicamp, a Unesp, o Unesp Aberta. No Rio de Janeiro, a UFF oferece um Portal de Videoaulas.



Comente!




*Campos obrigatórios