As Cores e a Personalidade

Saiba como as cores podem influenciar nessa personalidade.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Curiosidades, Variedades

Alguns estudos de personalidade, desde os mais científicos aos mais místicos, mostram uma correlação entre as cores e a personalidade das pessoas. Muitos atestam que as cores favoritas de uma pessoa, ou com as quais se identificam podem dar sinais de como funciona sua personalidade. Por exemplo, algumas teorias dividem as personalidades em quatro tipos primários correlacionando-os com as quatro cores primárias.

Identificam-se com o vermelho personalidades dominantes e mais assertivas; com o azul os mais emotivos, autodisciplinados e voltados a uma visão moral e correta; com o amarelo as personalidades alegres, joviais, voltadas aos prazeres da vida; por último, as personalidades que se identificam com o branco são as mais diplomáticas, cooperativas e pacíficas.

Obviamente, essas descrições são bem genéricas, mas seu objetivo é mais englobar as pessoas em tipos gerais ao invés de tentar prever suas personalidades especificamente.

A Personalidade Com a Ajuda das Cores

A Psicologia, a Publicidade e a Arte já tentam estudar o efeito que as cores exercem nas pessoas e como o uso de cores quando um indivíduo se expressa pode sinalizar algumas características de personalidade.

Por exemplo, pessoas que usam muito vermelho para se expressar são corajosos, extrovertidos e voltados à ação; aqueles que gostam de contrastes são dramáticos; os que preferem tons mais escuros são sérios e empreendedores; os amantes do amarelo são intelectuais, pesquisadores e idealistas; os que preferem o verde são compreensivos, holísticos, tolerantes e liberais; quem prefere cores claras e frias gostam de conversar, mas são introvertidos, delicados, equilibrados.
cores

Os Efeitos Das Cores

Mas os estudos mais profundos e baseados são os significados das cores e o efeito que elas causam nas pessoas (muito usado em gráficos, propagandas, marketing, moda e design). O vermelho, por exemplo, significa atividade, vontade, motivação, agressividade. A cor é associada a calor, paixão e excitação, à iniciativa, à disposição e ao pioneirismo, à força física e a à força de vontade.

No lado negativo, o vermelho também sugere grosseria, rudeza de comportamentos e natureza, crueldade, teimosia, brutalidade e, claro, perigo, sangue, acidente. O vermelho também é a cor da raiva, da guerra e do rancor. Seus efeitos físicos são: estimular a vitalidade, trazer calor, fazer a adrenalina circular. Pode ser usada para períodos de letargia, depressão e baixa resistência.

Confira várias pesquisas sobre cores no Universo da Cor.



Comente!




*Campos obrigatórios