Anticoncepcional Engorda?

Saiba mesmo se tomar Anticoncepcional Engorda.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Bem Estar, Mulher, Saúde

O anticoncepcional é o método contraceptivo mais popular e ainda um dos mais eficientes e seguros dos contraceptivos existentes. Muitas mulheres usam as famosas pílulas não só para não engravidar, mas também para regular os hormônios e até melhorar a pele. Mas, como o anticoncepcional é baseado nos hormônios estrógeno ou progesterona, ele pode causar alguns efeitos colaterais nas mulheres que os tomam.

E um desses efeitos colaterais é o aumento de peso. Há muito tempo mulheres se esquivam do anticoncepcional somente porque ele aumenta o peso, mas a verdade é que a história de anticoncepcional é um mito e uma exageração de alguns fatos.

pílulas anticoncepcionais

Retenção de Líquidos e Aumento de Apetite

O anticoncepcional nem sempre engorda, mas quando o peso aumenta, na maioria das vezes é por retenção de líquido. E é por esse motivo que a pílula também está cercada pelos mitos de que ela causa celulite e dores nas pernas. Mas, nem todo anticoncepcional irá lhe causar isso. A retenção de líquido depende muito do tipo de anticoncepcional e da mulher. Nem toda pílula é igual, na verdade, a maioria é bem diferente; cada uma tem seu nível de hormônio e qual hormônio é a base.

As pílulas com base na progesterona, mais comumente usada por mulheres que não querem menstruar mais (podem ser tomadas continuamente) pode causar essa retenção de líquido em alguns níveis e outros não. E depende muito também do organismo da paciente. O ideal é ir a um ginecologista primeiro e voltar todo mês para checar como anda a adaptação à pílula. Existem muitos anticoncepcionais no mercado e é improvável que você não vá achar um que não lhe traga retenção de líquidos.
Alguns anticoncepcionais também pode aumentar o apetite, mas isso ocorre em quinze por cento das mulheres e não necessariamente em qualquer mulher. Caso você sinta um aumento de apetite, converse com seu ginecologista e procure um mais adequado ao seu uso.

Por que o Mito Persiste?

A retenção de líquidos era mais comum no passado do que é agora, com todas as novidades e estudos sobre pílulas anticoncepcionais e os efeitos dos hormônios femininos no organismo da mulher. De qualquer forma, antes as mulheres sentiam mais um aumento de peso quando tomavam pílula, mas o aumento não era muito grande.

Infelizmente, como a maioria das mulheres sofrem com problemas de peso (algumas estando em peso saudável, mas sempre querendo ficar mais magras, e outras acima do peso, mas sempre fazendo dietas), a chance de tomar uma pílula que engorda virou um mito gigantesco. Muitas também gostam de culpas as pílulas, quando na verdade estão levando uma vida sedentária e comendo mal.

Por isso, é importante prestar atenção se a pílula realmente está aumentando seu apetite e se realmente há retenção de líquidos antes de jogar sua cartela de pílulas fora. Consulte seu ginecologista e procure o anticoncepcional que melhor se adapta ao seu organismo e fique tranquila em relação à possibilidade de uma gravidez surpresa. Hoje em dia existem pílulas anticoncepcionais que ajudam a emagrecer (por controlar hormônios que antes desequilibravam o organismo) e a ter a pele mais bonita.



Comente!




*Campos obrigatórios