Android 4.0 x Windows Phone

Conheça a diferença entre essas duas tecnologias.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Informática, Internet, Tecnologia

Quem não gosta do IOS, o sistema operacional do iPhone e iPad, ou simplesmente não gosta do iPhone, já tem hoje no mercado duas ótimas alternativas: O Android e o Windows Phone. Embora o Android seja um sistema mais antigo, o Windows Phone já está bem competitivo dentro do mercado de alternativas ao IOS, e já está sendo considerado, assim como o Android, competição para o IOS.

Mas, na prática e na comparação direta, qual é a melhor alternativa: O novo Android, o 4.0, ou o Windows Phone? Confira!

windows phone

Inicialização

Comparando a inicialização dos dois sistema, o Windows Phone ganhou no quesito rapidez. A Windows investiu em um sistema operacional mais leve e, por isso, mais rápido de iniciar. A leveza do Windows Phone é, por sinal, sua característica mais admirada, portanto, se isso for importante para você, já dê vários pontos para o sistema mobile da Windows.

Tela de Bloqueio

Nesse caso, é mais uma questão do que você está precisando e qual estilo combina mais com seu uso. O Windows Phone tem uma tela de bloqueio com um maior número de informações sempre visível: Data, bateria, vibração on ou off, e-mail, sinal de internet e notificações de aplicativos (escolhidos nas configurações, você pode retira-los). O Android pode ter o mesmo tanto de informações, mas a tela de bloqueio em si mostra data, hora, bateria, vibração e sinal da bateria. Outras informações são encontradas no dock, uma página que você acessa puxando a barra de notificações para baixo. Você não precisa desbloquear a tela para acessar essa página, ela é feita para que se tenha um acesso rápido.

No final, ambos podem mostrar as mesmas informações, mas o Windows Phone vai ter tudo acumulado na tela de bloqueio enquanto o Android terá separado em duas páginas.

Tela Inicial

O Windows Phone tem um design muito diferente e isso pode ser visto na tela inicial. Se você gosta de originalidade e está cansado do padrão IOS e Android de ícones alinhados na horizontal, o Windows Phone pode lhe agradar. Sua tela inicial é feita de live tiles, blocos de informações coloridas e de tamanhos diferentes, que podem ser personalizadas. Muitos de seus aplicativos também funcionam como widgets e, por isso, eles funcionam normalmente na sua tela inicial, sem que você precise abri-lo.

Por exemplo, o aplicativo de tempo, mostra a temperatura da sua cidade e muda de acordo, já na tela inicial, você não precisa abri-lo para isso.

Android

Notificações

O Android 4.0 tem as notificações melhores, centralizadas e bem organizadas. Basta deslizar o dedo de cima para baixo que você abre uma lista das últimas notificações de todos os aplicativos em funcionamento no seu telefone. O Windows Phone não tem a central de notificações. Isso pode ser compensado pelo fato de que a maioria de seus aplicativos são widgets, então você não precisa de notificações. Mas, os que não são, têm as notificações separadas, dentro do próprio aplicativo. 

Teclados

No quesito teclado, o Android 4.0 também ganha, pois além do básico autocompletar, autocorreção, destacamento de erros e teclado em Português, ainda tem a função swipe, que forma palavras com o deslizar do seu dedo.



Comente!




*Campos obrigatórios