Alimentos que Dão mais Energia

Saiba tudo sobre o Alimentos Que Dão Mais Energia.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Bem Estar, Dicas

Com o ritmo de vida que levamos, é muito fácil ficarmos cansadas, sem ânimo, sem disposição, desinteressadas de tudo e de todo. Acordamos cedo, pegamos trânsito, trabalhamos o dia inteiro e quando chega o fim do dia só queremos descansar. Prometemos fazer mil atividades interessantes e construtivas no fim de semana, mas o sábado chega e continuamos assim. Pior ainda, o cansaço é tão grande que nosso corpo passa quase todos os dias assim, ficando cada vez mais difícil se mostrar produtiva no trabalho.

Para muitas pessoas, a solução para esse tipo de situação são remédios, vitaminas e bebidas energéticas; porém, a causa e a solução desse desânimo na grande maioria das vezes está na nossa alimentação. Claro, também vivemos em mundo altamente estressante, mas teríamos muito mais energia e disposição para enfrenta-lo se nos alimentássemos melhor.

Comidas muito gordurosas, hipercalóricas e cheias de açúcar nos dão uma sensação de energia no começo, mas logo cobram seu preço com a preguiça e o desânimo. Elas cobram muito do nosso sistema digestivo e acabam com nossa energia e nosso ânimo. Mas, se você tiver uma alimentação mais balanceada, leve, de fácil digestão e ainda incluir os alimentos que dão energia de verdade, uma energia duradoura, você vai ver que seus dias irão render muito mais.

açaí com banana

Comendo e Combatendo o Desânimo

Alguns alimentos devem virar figurinhas carimbadas no nosso dia a dia se realmente queremos ter energia e disposição, e começamos com os cereais integrais. Quem come mais arroz e pão branco, bolacha de água e sal e corre da aveia e da quinoa, vai realmente ficar desanimada sempre. Os cereais integrais, além de terem carboidratos, que dão energia, também têm vitaminas, fibras e energias que também dão energia ao corpo e fazem o alimento ser mais difícil de quebrar, ou seja, o corpo precisa de mais energia para conseguir a energia para funcionar.

Com os cereais brancos, a digestão e quebra acontecendo muito rápido, dando uma turbinada no cérebro que logo é queimada e deixando nada para depois. Isso provoca uma queda na energia muito grande. Com a açúcar, é ainda pior. Quando você come os carboidratos junto com as fibras e minerais que também dão energia, mas requerem mais tempo para serem quebradas, o cérebro e o resto do organismo é alimentado aos poucos, gradativamente. Isso faz seu organismo estar sempre com uma boa carga de energia, e, o que é melhor, não sentir fome por mais tempo.

Os Energizantes Naturais

Além dos cereais integrais, temos também outros ótimos energizantes naturais. A banana, que ajuda na produção de serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar e disposição; a maçã, que possui muita frutose, que tem a mesma relação com a açúcar que o carboidrato integral tem com os “brancos”, e além disso possui um nutriente que ajuda o corpo a produzir energia; as amêndoas que são ricas em gordura boa e proteína, fontes de energia que também duram mais e que ajudam a regular o corpo; o chá verde, que tem cafeína, mas não tanto que o café, dando assim energia ao seu corpo, mas não causando a subida rápida (e consequente descida ainda mais rápida) de energia que o café fornece; e a linhaça ou o óleo de peixe, que possui ômega 3, um nutriente que garante o bom funcionamento do cérebro e, por isso, melhor funcionamento da sua mente, da sua produção de energia e oxigenação.



Comente!




*Campos obrigatórios