Alimentos para Melhorar o Humor

Conheçam alguns alimentos que podem mudar o humor de seu dia.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Bem Estar, Dicas

O humor que mantemos durante o dia faz toda a diferença quando vamos falar de produtividade, satisfação pessoal e felicidade em si. Dias que estamos de mau humor parecem passar devagar, acumulam estresse e parece que nada flui. Para piorar, como o estresse causa adversidades que deixam consequências que irão se estender até o dia ou mesmo a semana seguinte, um dia de mau humor pode desencadear um mês inteiro de insatisfações e mau humor.

Felizmente, nós temos boas armas para melhorar nosso humor. Além de tentarmos relaxar o máximo que pudermos e não deixar o mau humor se estender, também contamos com alimentos que nos ajudam a regular nossos hormônios, a relaxar e a produzir neurotransmissores que nos darão sensação de bem estar, prazer e relaxamento.

Os Melhores Alimentos para o Humor

Alguns nutrientes são essenciais para o bom humor. Uma alimentação que contenha proteínas, carboidratos, ácido fólico, cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B irão manter você com um humor melhor.

A banana é um desses alimentos porque ela é rica em carboidratos e triptofano. Essa dupla é ótima para o humor porque o carboidrato regula a insulina que costuma limpar o sangue dos aminoácidos. Caso ela esteja bem regulada, ela não elimina todos os aminoácidos, deixando espaço para o triptofano, um aminoácido, ser absorvido e chegar ao cérebro aonde ele fará parte da produção de serotonina. Para quem não sabe, a serotonina é o neurotransmissor do bem estar e do bom humor, e ele que falta em pessoas deprimidas, ansiosas e irritadiças. Outro alimento que contém triptofano: A aveia.

Chocolate e café

O espinafre é outro bom alimento para o humor por possuir vitamina B6; essa vitamina combate o estresse e também tem um papel importante na produção da serotonina. Os alimentos com magnésio, como as castanhas, ajudam a regular a produção de serotonina, ou seja, deixa a serotonina sempre em um nível ótimo para o organismo e não deixa sua taxa baixar.

Carnes

Carnes magras irão ajudar seu bom humor ao fornecer proteínas ricas e sem gordura (que pesam o organismo e nos deixa pesados e letárgicos). As proteínas são importantes para o humor por possuir bastante tirosina, um aminoácido que auxilia na produção de dois neurotransmissores que ajudam o bom humor: A dopamina, que nos dá sensação de prazer e relaxamento, e a adrenalina que nos deixa alertas e com bastante energia.

A produção de endorfina também é aumentada pela pimenta, devido a uma substância chamada capsaicina. Ela aumenta os níveis de endorfinas liberados no organismo, fazendo com que você sinta prazer, relaxe e fique mais feliz. As melhores pimentas para o humor são: a de cheiro, a vermelha e a malagueta. Outro alimento que aumenta a produção de dopamina: O chocolate (o que não é bem uma surpresa para os fãs de chocolate).

Como vocês podem ver, todos esses alimentos atuam em planos diferentes, por isso, é importante incorporar todos eles em sua dieta (e não resolver comer um só todo dia), pois a serotonina precisa de triptofano, vitamina B6 e de magnésio; a dopamina precisa da tirosina, mas também aumenta com a pimenta e chocolate.



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