Alergia Alimentar Felina

Alergia a determinados tipos de alimentos pode acontecer em gatos também

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Animais, Variedades

Todos os animais domésticos têm a possibilidade de sofrer com intolerâncias alimentares, entre eles o gato. Apesar da alergia alimentar felina ser pouco comum, pode acontecer em gatos domésticos. Os sinais da alergia são diversos, e apesar de dificilmente levar ao óbito, é preciso tratar para que seu gato tenha uma vida saudável.

gato tomando remédio

O que é a Alergia Alimentar em Gatos?

A alergia alimentar nos gatos, assim como nas pessoas, é uma sensibilidade que o corpo adquire para algumas substancias presentes nos alimentos ingeridos. O alergeno, como é chamado o alimento que causa a alergia, provoca sintomas diversos, que podem aparecer em minutos, horas ou até dias. A partir do momento em que o gato se torna sensível a um alimento, essa sensibilidade pode se manifestar para o resto da vida.

Como é Transmitida?

Para a alergia alimentar não existe uma transmissão da doença ou profilaxias. A alergia é algo que pode aparecer em um gato enquanto em outros não, e o diagnóstico é feito apenas por um veterinário. 

Sintomas

Os primeiros sinais da alergia no gato podem ser percebidos pelos donos. Os chamados sinais clínicos da alergia felina são cutâneos e gastrointestinais. Na parte cutânea está a inflamação, coceiras e lesões cutâneas. Os sintomas gastrointestinais são diarreia, vomito, flatulência, dor abdominal. Os sintomas da alergia alimentar felina são sentidos de forma diferente de gato para gato.

Tratamento

Ao perceber qualquer um desses sinais, o veterinário deve ser procurado, pois apenas ele sabe como tratar. A cura pode ser feita apenas após o diagnóstico e começa com uma dieta para testar qual o alimento que está causando mal. Os testes podem variar e depois de encontrada a causa da alergia, o alimento é retirado da alimentação, e com o uso de remédios, os problemas cutâneos e intestinais melhoram. 

Prevenção

O único tratamento preventivo para alergia alimentar é cuidar da alimentação do seu gato, dando a ele apenas alimentos recomendados como a ração. Os donos devem sempre evitar dar carnes e produtos industrializados aos felinos. A prevenção da alergia alimentar em gatos é ter bons cuidados com a sua alimentação. Os gatos são importantes para os seus donos e devem receber atenção.



Comente!




*Campos obrigatórios