6 Melhores Alimentos Antioxidantes

Conheça alguns Alimentos Antioxidantes.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Bem Estar, Dicas, Saúde

Os alimentos antioxidantes são aqueles que combatem os radicais livres, produtos da oxidação nas células, que afetam o organismo de forma negativa causando desiquilíbrio no corpo, seu enfraquecimentos, desgaste e, consequentemente, doenças. Essas doenças são muitas vezes causadas pelo desequilíbrio entre os radicais livres e as defesas naturais do corpo, causando o estresse oxidativo, que é quando o número de radicais livres suplanta o de defesas. Os radicais livres podem ser resultados dos processos naturais de respiração e quebra de energia nas células, mas também podem aumentar por excesso de bebida alcóolica, fumo, poluição e alimentação inadequada.

Os alimentos antioxidantes irão ajudar o organismo a reconquistar esse equilíbrio e assim prevenir o envelhecimento precoce, doenças do pulmão e do coração, câncer e muito mais. Confira alguns dos alimentos que devem estar presentes na sua dieta para proporcionar esse equilíbrio.

Aveia

A aveia possui silício, que auxilia na estruturação da pele, melhorando assim seu aspecto em geral, inclusive a celulite. Além disso, a betaglucana, nutriente presente na aveia, dificulta o acúmulo de gordura, melhora a circulação sanguínea e ajuda a eliminar toxinas. É um antioxidante poderoso.

Chás

Alguns chás são ótimos oxidantes. O chá de cavalinha tem uma boa quantidade de silício, e funciona como diurético, o que ajuda a desintoxicar o organismo; o chá de centelha asiática é ótimo para a circulação sanguínea. O chá verde é um dos alimentos antioxidantes mais famosos, ajuda a evitar danos celulares (o que evita a formação de tumores) e aumenta o metabolismo, o que potencializa a queima de gordura. O chá preto e branco também possuem essas propriedades embora em menor grau.

Frutas Cítricas

uva e laranjas

As frutas cítricas têm em comum o melhor antioxidante que conhecemos, a vitamina C, que é ainda mais poderosa quando consumida nas frutas, pois está bem fresca e não perdeu suas propriedades (a vitamina C é muito volátil, um suco de laranja perde metade das suas propriedades antioxidantes em quinze minutos, o que faz um suco de laranja engarrafado inútil para quem o compra pela vitamina). As frutas cítricas são: Laranja, limão, acerola, tangerina e goiaba, dentre outras.

Linhaça

A casca da semente de linhaça é rica em nutrientes que regulam os hormônios, servem como antiinflamatórios naturais, combatem os radicais livres, melhora o funcionamento do intestino devido a sua alta quantidade de fibras, revitaliza a circulação com o ômega 3. Compre como farinha da semente com a casca e coloque no iogurte ou em sucos, batendo com as frutas no liquidificador.

Uva Vermelha

A uva vermelha ou o suco de uva integral ou ainda o vinho tinto possuem um poderoso antioxidante, o resveratrol. Ele faz uma verdadeira faxina de radicais livres no organismo, inibe o processo de oxidação e o acúmulo de gordura, além de inibir também o acumulo de plaquetas do sangue, o que impede doenças do coração.

Tomate

O tomate possui uma substância chamada licopeno que é um ótimo antioxidante e, pesquisas comprovam, evita o câncer de próstata, pulmão e estômago. O licopeno está presente também em todos os derivados do tomate, mas é melhor em produtos feitos com tomates frescos.

Comente!




*Campos obrigatórios