2a Via de Certidão Negativa de Débito

Obter a 2a via de certidão negativa de débitos é um documento muito simples e rápido de ser solicitado

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Documentos, Variedades

A Certidão Negativa de Débito ou CND é um documento legal que comprova a regularidade de um indivíduo junto à Receita Federal. A emissão desse documento pode ser feita  no site da Receita ou através de postos de atendimento desse órgão. É um procedimento bem simples e rápido. Em caso de emissão de 2ª via de Certidão Negativa de Débito, o procedimento é bem simples também e você precisa apenas ter em mãos o CPF ou CNPJ do solicitante.

credores

Emissão de 2ª Via de Certidão Negativa de Débito

Emitir a 2ª via da Certidão Negativa de Débito é feita também pela Receita Federal, usando o mesmo processo da primeira solicitação, com a exceção de que você não precisa preencher o formulário novamente se estiver dentro do prazo de validade, que é de 180 dias corridos.

Em caso de emissão de 2ª via das certidões autenticadas, o pedido deve ser feito através da Secretaria da Fazenda do seu estado.

A segunda via emitida em postos de atendimento, necessita de um prazo para liberação, se dentro desse prazo a sua certidão tiver a data de validade ultrapassada, o seu documento fica sem valor legal.

Como Solicitar pela Internet

Você precisa apenas acessar o site da Receita Federal com o número do CPF ou CNPJ em mãos e rapidamente terá acesso ao documento.

É importante ressaltar que uma segunda via da Certidão Negativa de Débitos só pode ser retirada em caso de haver vigência do prazo normal do documento que é de 180 dias a partir da data da emissão. Caso esse prazo esteja vencido ou próximo do vencimento, o indicado é fazer uma nova solicitação.

Se a sua solicitação for de uma segunda via autenticada, basta visitar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado e fazer a mesma solicitação.

Qual a validade a partir da data de emissão?

Depois de emitida, a segunda via da Certidão Negativa de Débito tem validade de 60 dias corridos. Nesse período, o primeiro prazo de validade (180 dias) não pode estar vencido e caso a validade do documento esteja com menos de 60 dias, essa também será a validade da sua segunda via.



Comente!




*Campos obrigatórios