2a Via de Certidão de Nascimento

A certidão de nascimento é o primeiro documento do cidadão.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Documentos, Variedades

A certidão de nascimento é o documento que tem como principal objetivo comprovar, perante a sociedade, que aquela pessoa realmente nasceu e existe. Diante da organização atual da sociedade, as pessoas precisam estar registradas nos órgãos competentes para ter acesso aos serviços mais fundamentais oferecidos pela governo. A pessoa que não tem certidão de nascimento, não consegue ter carteira de identidade e tampouco CPF. Assim, não há como ter conta em banco, participar de concursos públicos, fazer qualquer tipo de compra com crediário, etc. Em caso de extravio deste documento, é possível tirar a 2a via de certidão de nascimento.

Como Tirar 2ª via de certidão de nascimento

certidão de nascimento

Hoje em dia,  para tirar a segunda via de um documento, existem algumas alternativas interessantes, e que podem ser feitas rapidamente. Para conseguir tirar a segunda via da certidão de nascimento mais rápido, é só se dirigir até o cartório onde foi registrado. Isso porque as pessoas não podem simplesmente tirar uma cópia da certidão, é necessário que ela tenha autenticação do cartório onde foi feita a primeira via. Em alguns casos, é possível também tirar no Poupatempo, mas apenas em algumas cidades onde o sistema já está completamente informatizado e integrado.

Para mais informações sobre como tirar 2a via de certidão de nascimento, assista ao vídeo abaixo:

Como tirar 2ª via de certidão de nascimento pela internet

Em algumas cidades, as pessoas já podem contar com o serviço de cartório eletrônico, sendo que neste serviço geralmente é só acessar o site e solicitar o seu documento que chega em casa pelos correios. Infelizmente, estes serviços não são grátis e costumam ser mais caros do que tirar a segunda via diretamente nos cartórios, como faz a grande maioria dos brasileiros.



Comente!




*Campos obrigatórios