2a Via de Certidão de Casamento

A Certidão de casamento é um documento muito importante, saiba como solicitar a 2a via.

Artigo publicado por Bruna nas categorias: Documentos, Variedades

O casamento é a garantia legal de duas pessoas que vivem juntas e, sob a ótica da lei, a certidão de casamento traz algumas vantagens aos cônjuges, já que a união caracteriza a família, permitindo que estas pessoas juntem seus esforços nas buscas pelas compras de um imóvel, carro, dividam planos de saúde dentre outros. Mas para que seja comprovado o casamento no cartório é necessário que se tenha pelo menos uma via da certidão dessa união, seja a primeira ou a  segunda via da certidão de casamento.

casamento civil

Muitas entidades exigem a certidão original, sendo que não é possível apresentar uma cópia. Mas afinal de contas como faço para tirar a 2ª via da certidão de casamento? Confira algumas dicas para resolver isso rapidamente.

Como Tirar 2ª via de certidão de casamento

Para as pessoas que se perguntam como conseguir a segunda via da certidão de nascimento, antes de mais nada é necessário ir até a o cartório. O procedimento é muito parecido com a solicitação de 2a via da certidão de nascimento. As pessoas devem pagar uma taxa, sendo que quem teve o documento furtado e que comprove não ter renda, pode pedir a segunda via de graça. Em algumas cidades é possível conseguir o documento mais rápido no Poupatempo.

Como tirar 2ª via de certidão de casamento pela internet

Em algumas cidades e estados, as pessoas contam com o serviço de cartório eletrônico. São versões digitais de cartórios, que realmente podem ajudar muito quem não dispõe de tempo suficiente para ir até as unidades físicas dos cartórios para conseguir a segunda via do documento.

certidão matrimonial

Para isso, é necessário entrar no site da prefeitura de sua cidade para verificar se ela oferece este serviço. No caso de conseguir solicitar o documento pelo cartório virtual, você receberá o documento pelo correio na sua casa, bastando apenas pagar a taxa no banco através do boleto gerado.

Para mais dicas, assista ao vídeo abaixo:



Comente!




*Campos obrigatórios